segunda-feira, 28 de junho de 2010


MANHÃ DE LAZER PARA OS AMIGOS DA LEITURA


O encerramento das atividades do semestre dos Amigos da Leitura aconteceu na Serra da Meruoca, no último sábado dia 26/06/2010.

Os alunos participantes do projeto coordenado pela Secretaria da Educação de Sobral encerraram as atividades de formação do semestre em um clima agradável de serra, somando a um ambiente rústico e aconchegante do Recanto Martiniano situado na Meruoca.

Foi um dia preenchido por diversas atividades realizadas pelos integrantes do Espaço de Referência do Brincar de Sobral, que se apropriaram do momento para a apresentação do projeto às crianças e trabalhar jogos, brincadeiras, dinâmicas e claro, leitura e contações de histórias, que é o principal foco do projeto Eu Sou Cidadão: Amigos da Leitura. Participaram também deste momento de lazer os alunos do projeto “Fala Garotada”, que tem como foco a comunicação através de Programas de rádio.

Percebeu-se, portanto, em todas as ações desenvolvidas, a participação ativa das crianças e a confirmação através dos relatos de experiências dos mesmos, de que o trabalho encubido a elas está sendo desenvolvido com qualidade em suas escolas e comunidades o que deixou a equipe responsável pelo projeto satisfeita com o resultado do encontro.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Amigos da Leitura participam da Semana de Erradicação do Trabalho Infantil

A participação dos amigos da Leitura, projeto da secretaria de Educação de Sobral, deu continuidade a programação da Semana de Erradicação de Trabalho Infantil de 07 a 12 de junho de 2010.
A apresentação aconteceu pela manhã de terça-feira dia 08 no Centro de Convenções em Sobral. O evento contou com a presença de representantes de municípios da zona norte do Ceará, Ministério do Trabalho e Açao Social.
Os amigos da Leitura trouxeram em sua apresentação uma leitura dramatizada da obra "Você vui a Rosinha ?" da autora Célia Gurgel do Amaral onde este faz parte do acervo trabalhado pelo projeto. A obra aborda o atualíssimo problema da exploração do trabalho infantil, uma chaga social que desrespeita os direitos da criança e do adolescente e atenta contra as instituições oficiais do país. O drama da personagem Rosinha se multiplica e se espalha por todo o Brasil e precisa ser combatido.
Foi um momento de sensibilização e reflexão que enriqueceu o evento com a finalidade de conscientizar toda a sociedade para que esse mal seja extino e as crianças possam desfrutar de sua infância.